17 mar 2009

O Folk Invade a Moda

Por às 5:57 pm

Hora de falar em moda! E um estilo mais ligado à música marca o território da moda: o Folk. Mas o que isto significa exatamente? Bem, o nome “folk” significa “povo” (e daí vem o “folclore” ou “folk-lore” = sabedoria do povo). O estilo ficou marcante lá pelos anos 60 e 70, quando a juventude da época, especialmente no movimento hippie, costumava personalizar (hoje chamado mais por “customizar”) suas roupas e adereços. Franjas, bordados, retalhos, franjas e outros itens nesse estilo eram incorporados às peças de roupas. Sim, você já viu isso antes: não é de hoje que o movimento hippie, as franjas estilo cowboy e o xadrez country reinam sobre a moda. O movimento grunge dos anos 90 é um exemplo clássico. Mas moda é isso mesmo: de vez em quando pinta um retorno renovado. Desta vez, é bastante urbano. E, afinal de contas, a moda folk é bem democrática e eu, pessoalmente, gosto bastante. Vamos dar uma olhadinha em alguns exemplos de quem investe no estilo?

 

Look Book Enjoy Inv09-187

A Enjoy lançou sua coleção outono-inverno, com o tema Refazendo. O diferencial?  A valorização de elementos artesanais como crochê, tricôs, bordados e patchworks. A mistura de estampas traz o estilo folk, que mostra-se como a pedida das coleções de diversas grifes. Entre as estampas, o xadrez aparece ao lado de florais e geométricos. Malhas e tecidos têm base no algodão e fibras naturais, bem gostoso de usar. Entre as peças, trenchcoats, casaquetos e calças em diversos estilos: saruel, pantalona, flare, além das saias em várias modelagens. O corte de alfaiataria é marcante, mas o jeanswear também aparece bastante. Para ver tudo, vai no site da Enjoy.

Maxine Schiff para MOB 18_Crédito_Jacques Dequeker

O estilo também aparece levemente nas peças da MOB. O tricô vem com força, mas de modo mais refinado e é peça-chave, junto com o jeans. O jacquard aparece pelo avesso, com pelo de carneiro (!). O cashemeire vem para o inverno ameno do Brasil. Entre as estampas, formas geométricas e orgânicas se misturam, formando um complexo natureza urbana. Os jeans estão co modelagens para agradadar a todas: desde as skinny até as “boyfriend pants”, com modelagem larga e gancho baixo. Cores sóbrias, como azul Atlântico e verde fauno se misturam a tons neutros, como areia e off white. Mas laranja e vermelho não ficam de fora e surgem para dar uma vidinha maior ao estilo. Mas um detalhe é fundamental: tanto na malharia quanto nas roupas mais finas, de festa (destaque para o coquetel dress) o romantismo é a característica principal. Os acessórios também estão em alta na MOB! Quer ver mais? Clica aqui.

Intuição_Coleção Inverno 2009_2_baixa

Chegaram também por aqui fotos da grife Intuição que explorou bem o folk, misturando o campestre com matrioshkas e o urbano. A mistura resulta em um estilo que mescla xadrez, estampas de bichos e estilo milistar sem abrir mão do feminino. O destaque fica por conta das estampas “Paisley”. Entre as peças estão trench coats, que casam bem com os vestidos da coleção, blusas de tricô e os casacos em que a parte de baixo é removível, fazendo tanto uma jaqueta curtinha ou mais longa, bem versátil. Entre as cores, o colorido característico das estampas folk se mistura ao verde, marrom, bege, vermelho, preto e roxo. Peles, metais e botões personalizados complementam as roupas da marca. Para ver tudo, vai lá no site da Intuição.

3 comentários | Categorias: Moda

3 Comentários

  1. Por LIDIA em 16/03/2011 às 1:11 pm

    adorei a materia

  2. Por ana paula arosio em 29/03/2011 às 8:01 pm

    obrigado pela explicacao bjussssss.

  3. Por Claudia Giane em 30/03/2011 às 6:39 am

    Por nada. ;)

Comente

*
*