Mauricio de Sousa: 50 Anos de Alegria

mauricio.logo

Ele faz parte da minha vida desde…bem, desde sempre, provavelmente. Afinal de contas, não lembro um tempo em que não havia revistas em quadrinhos (os gibis) em minha vida. Sempre gostei, me ajudaram a aprender e gostar de ler (e escrever), certamente contribuiram para a minha formação. Estou me referindo a Mauricio de Sousa, gênio dos quadrinhos, “pai” da Turma da Mônica, que está completando 50 anos de carreira. Gosto tanto que talvez tenha sido um dos primeiros lugares que pensei em trabalhar na vida (nunca se concretizou…talvez o fato de não saber desenhar uma casinha direito tenha influenciado…rs) e, isso eu posso dizer, um dos mais emocionantes para mim foi quando tirei foto com ele na exposição “Quadrões”, há alguns anos, no Instituto Ricardo Brennand, aqui em Recife. E sabe que um dia desses, quando ele me respondeu uma pergunta no Twitter (sim, ele também está lá…e é ele MESMO!), fiquei emocionada? De verdade!

bidu1

Mas você sabia que a Mônica não foi o primeiro personagem do Mauricio? O nº01 foi o Bidu, o cachorrinho azul de estimação do Franjinha. As da Mônica só surgiram na década de 1970. Mas ela se tornou tão importante que virou embaixadora da Unicef (primeira vez que um personagem tem essa honra) e, hoje, foi nomeada embaixadora da Cultura no Brasil. Só para se ter uma idéia do tamanho do trabalho realizado, basta dizer que já foram publicadas mais de um bilhão de revistas e que existem mais de três mil produtos lincenciados para a marca, de brinquedos a maçãs. As histórias são publicadas em 50 países, em mais de 120 idiomas. Entre os inúmeros prêmios já recebidos por Mauricio, destaca-se o “Troféu Yellow Kid”, considerado o “Oscar dos quadrinhos”, honra que recebeu em 1971, na Itália.

mauriciodesousa.1

NÚMEROS GRANDIOSOS

Dá só uma olhada nos dados sobre o trabalho dele que me foram passados pela assessoria:

  • Mais de um bilhão de revistas publicadas
  • Mais de 200 personagens criados
  • Mais de mil músicas criadas para a Turminha
  • Mais de três mil itens de produtos licenciados
  • Personagens publicados em 50 idiomas em 126 países
  • O maior produtor de animação para cinema do Brasil
  • O maior estúdio de quadrinhos do Brasil
  • A revista de quadrinhos mais vendida no Brasil
  • mauriciodesousa

    COMEMORAÇÕES

    Bem, um marco desses na carreira, meio século de brilho e alegria, não poderia passar em branco, não é mesmo? Repara só nas (justíssimas) homenagens que vêm por aí:

    · O livro Bidu 50 Anos, para relembrar os 50 anos do Bidu, o primeiro personagem de Mauricio de Sousa, que hoje aparece, inclusive, no logotipo da empresa do autor. A edição apresentará uma coletânea de histórias do simpático cãozinho em diferentes épocas. E ainda trará uma edição facsimile de Bidu 1, a raríssima primeira revista solo de Mauricio, publicada em 1960 pela Editora Conmauriciotinental. Previsão de lançamento: setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

    · O site Máquina de Quadrinhos – aqui os visitantes do site poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica utilizando bancos de imagens com personagens, cenários, objetos e balões. Trata-se de uma iniciativa inovadora e permitirá, inclusive, que as melhores histórias tenham chance de ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Previsão de lançamento: agosto de 2009.

    · Um livro – ainda não batizado – contando a trajetória artística de Mauricio de Sousa, década a década. A obra apresentará as informações contidas na exposição do MuBE de forma mais completa, além de outras inéditas. Previsão de lançamento: dezembro de 2009.

    ·  O CD Maurício, 50 anos de música – Talvez você não se dê conta, mas existem mais de mil músicas que foram elaboradas para shows, desenhos animados, campanhas e programas especiais dos personagens de Mauricio de Sousa. É um trabalho realizado com muita harmonia entre compositores e músicos, orquestrado pelo departamento de som da Mauricio de Sousa Produções e dirigido por Marcio Araújo.

     · Livro MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros – 50 profissionais do traço homenageiam o criador da Turma da Mônica fazendo, no seu próprio estilo, histórias com personagens criados por Mauricio. Previsão de lançamento: setembro, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

     

    monica

    EXPOSIÇÃO

    Mas o maior dos eventos para celebrar a data histórica é a exposição “Maurício 50 Anos”, que acontecerá entre os dias 19 de julho e 18 de agosto no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo. A data para início da exposição não é à toa: foi em 18 de julho de 1959 que Mauricio de Sousa publicou sua primeira tira (uma curiosidade: vertical e sem texto, só com as figuras de Bidu e Franjinha!) no jornal Folha da Manhã (hoje, o Folha de São Paulo). A expô é dividida em duas partes: na primeira, um passeio pela trajetória do artista: tirinhas, evolução dos personagens, prêmios, o primeiro gibi, os desenhos animados e tudo mais que está ligado aos personagens e a Mauricio de Sousa.

    monicalisa

    Na segunda parte, os famosos “quadrões”: são releituras de pinturas (e também há esculturas) famosas, de autores como Rodin, Caravaggio, Leonardo da Vinci e Michelangelo, entre outros, com personagens da Turma da Mônica. E sim, as peças foram elaboradas a partir de desenhos de Mauricio de Sousa, com colaboração de outros artistas. Eu, sinceramente, espero muitíssimo poder conferir a exposição lá em São Paulo ou espero de verdade que ela venha para Recife. Sei que não poderei deixar de prestar a minha homenagem e conferir de perto tudo que se refere a esse grande artista que faz parte da vida de tanta gente, contribuindo de fato para a nossa formação e, principalmente, alegrando o nosso dia a dia, com seus personagens maravilhosos, tão parecidos conosco (ou somos nós que nos tornamos parecidos com eles, transportados que somos para aquele mundo, quando lemos as historinhas?). Melhor ainda? continua evoluindo, com personagens ótimos (apostando na inclusão social), novidades (a Turma da Mônica Jovem, a revista da Tina e o já bem-sucedido gibi do Ronaldinho Gaúcho são três bons exemplos) e campanhas sociais fantásticas. Obrigada por tudo, Mauricio!

    MuBE – Museu Brasileiro da Escultura

    Av. Europa, 218 – Jardim Europa

    19 de julho a 18 de agosto

    De terça a domingo das 10h às 19h

    Visitas monitoradas: 11 2594-2601

    Entrada gratuita

    Para saber mais sobre a Turma da Mônica, visite o site oficial.

    7 comentários sobre “Mauricio de Sousa: 50 Anos de Alegria

    1. gostamos muito de seu site.ele é interessante, mostra os gibis de antigamente, e assim podemos comparar e dizer:
      -nossa que diferença!
      porque é muito diferente mesmo. o mauricio é um otimo escritor

    2. Que bom que gostou, Giovanna! Fico feliz que tenha ajudado você. Volte sempre aqui, comente, sugira…
      ;)

    3. sou um grande fã de vc, tenho dez anos e desenho muito bem e adoro seus quadrinhos de gibi , coleciono vários gibis gostaria de conhecer seu estudio, meu sonho é trtabalhar com vc algum dia, como posso enviar um desenho meu para vc?

    4. so sua grande fã e teho 23 historinha da monica e 1 da joven e tenho 7 anos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>